NOSSOS ORIENTADORES

Alan Freitas

É professor do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo presidente da comissão de extensão e membro da comissão de ensino. É membro efetivo da comissão coordenadora do Bacharelado em Cooperativismo e orientador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV; Coordena o Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo – CREC, o Programa Cooperar – convergências para o desenvolvimento rural sustentável, o Programa Enactus UFV Viçosa e a Liga de Empreendedorismo da UFV. É Pesquisador do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFV. Atualmente coordena e desenvolve projetos com financiamento público e privado, com ênfase nos seguintes temas: Empreendedorismo e Educação Empreendedora; Tecnologias Sociais e Negócios de Impacto Social, Implementação de Políticas Públicas; Cooperativismo e Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável.

Possui graduação em Engenharia Mecânica com enfase em produção pela Universidade Federal de Itajubá (1988) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Atualmente é professor assistente 2 do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Viçosa/MG. Tem experiência na área de Engenharia de projetos e de produção atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, planejamento e controle da produção, produtividade, estratégia empresarial e qualidade total. Atuou na coordenação da Empresa Júnior do DEP (Soluções Consultoria) e, atualmente, é professor orientador do Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo Viçosa.

Idamar Nigro

Mauro Prates

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado em Engenharia Agrícola (2009) na mesma instituição, atuando no desenvolvimento de sistemas de controle e instrumentação para processos agrícolas, e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV.

Doutor em Ciências Contábeis pela Unisinos e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Viçosa – vinculado ao Departamento de Administração e Contabilidade (DAD). É professor com atuação no Programa de Pós-graduação em Administração, com concentração em Administração Pública, da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UFV, lecionando nas áreas de Contabilidade Societária (Financeira). Tem interesse em pesquisas nas áreas de Book Tax Differences, Earnings Quality no segmento privado, bem como investigações sobre a Contabilidade e a Qualidade das Informações no âmbito público.

Antônio Brunozi

Bruno Leite

Cientista dos Alimentos, Mestre e Doutor em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP com período na UBC, Canadá. Professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV onde ministra aulas para os cursos de Engenharia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia e Nutrição. É membro do corpo editorial da Revista SAN, revisor de 20 periódicos científicos, já publicou dezenas de capítulos de livros e artigos científicos e centenas de resumos em congressos nacionais e internacionais. Na área de pesquisa, coordena o Grupo de Estudo em Inovação no Processamento de Alimentos – LIPA/UFV e vem desenvolvendo projetos com as tecnologias emergentes no processamento de alimentos em colaboração com outras instituições do Brasil. Ganhador do prêmio CAPES de Tese 2018, como melhor tese na área de ciência de alimentos do Brasil no ano de 2017.

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1985), mestrado em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Engenharia Agrícola (Recursos Hídricos e Ambientais) pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa. Experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Pastagem e Forragicultura coordenando o Núcleo Avançado Embrapa Gado de Leite/Univale no leste mineiro, tendo realizado pesquisas relacionadas à produção de forragem, adubação e irrigação de pastagens de gramíneas tropicais e cana-de-açúcar e produção animal a pasto e com cana-uréia. Possui várias publicações sob a forma de artigos científicos, capítulos de livros, artigos completos em anais de congressos e outros tipos de publicação, como resumos expandidos, tendo participado da edição e organização de livros.

Carlos Brasileiro

Leonardo Pedroti

Professor da Universidade Federal de Viçosa-MG (2013), possui graduação em Engenharia Civil pela UFV (2004), é Mestre em estruturas desde 2007 pela Universidade Estadual Norte Fluminense, é doutor na área de Engenharia e Ciências dos Materiais pela UENF. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmica vermelha, resíduos, alvenaria estrutural, solo-cimento e concreto com adições de resíduos industriais. Prêmio Ecologia 2008, com o trabalho Blocos Prensados de Encaixe com Adição do Resíduo de Beneficiamento de Rochas Ornamentais. Pós-doutorado em adições de resíduos em matrizes cimentíceas (2011-2013), bolsista Capes. Coordenador do Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Federal de Viçosa.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Engenharia Civil – University of Leeds (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: BIM,IFC, Modelagem paramétrica, linguagem de programação, computação gráfica, concreto armado e drenagem urbana.

Kléos Magalhães